CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Setembro AMARELO

O setembro amarelo é um mês dedicado a campanha de prevenção do suicídio e da valorização da vida. O suicídio é um assunto nada fácil de ser falado, há a crença de que falar sobre isso pode incentivar as pessoas a pensarem sobre tirar a própria vida, e até a fazerem isso. Mas isso não é verdade, falar sobre suicídio é importante e pode ajudar muitas pessoas que sofrem caladas, que não falam que pensam em tirar a própria vida por medo ou por vergonha. 
Quem pensa ou tenta tirar a própria vida está em um sofrimento intenso, e desesperadamente vê isso como a última alternativa de acabar com seu sofrimento.  Ou seja, ela não quer tirar a vida, mas sim cessar seu grande sofrimento. Portanto falar é importante e é a solução. Se você conhece alguém que está sofrendo muito, ou que fala que está tão mal que queria sumir, desaparecer, dormir pra sempre, que não aguenta mais viver, que está cansado da vida: NÃO IGNORE, não julgue ou critique esta pessoa, mas incentive ela a buscar ajuda, a falar do que sente, a não sofrer sozinha e calada. E se você é está pessoa, busque ajuda, por mais que neste momento tirar a própria vida pareça ser a solução, esta não é a única alternativa, busque ajuda de um profissional, sempre existe uma maneira de poder voltar a se sentir bem e voltar a querer viver. Escolher viver todos os dias não é uma luta fácil se você está em um momento de grande sofrimento, mas com acompanhamento e tratamento profissional, você pode sim voltar a ver sentido na vida. 
Todo mundo em algum momento difícil da vida pode ter pensamentos de não querer mais viver, de não querer mais acordar, isto não quer dizer que você irá tirar a própria vida, mas se você começa a ter planos de como fazer, começa a trazer isso pra realidade, aí sim é preocupante, não hesite em buscar ajuda ou incentivar quem está nesta situação a buscar ajuda. O sofrimento ele faz parte da vida humana, a terapia ajuda a desenvolver resiliência, ajuda a entender e lidar melhor com os problemas, as emoções difíceis e o sofrimento, e a amenizá-lo também.
Além dos recursos de terapia, ajuda médica, também existe o CVV (Centro de valorização a vida), que você pode buscar discando o número 188, que atende de forma voluntária pessoas que estejam precisando conversar e de apoio emocional.

 

Data de Publicação: 01/09/2022

Autor: Psicóloga Mariane Natayne Alessi